Brasil & Mundo

Vacina da Pfizer será produzida no Brasil em 2022

Imagem ilustrativa da imagem Vacina da Pfizer será produzida no Brasil em 2022
As empresas tem o objetivo de fornecer 2 bilhões de doses para países de baixa e média renda em 2021 e 2022 - 1 bilhão a cada ano. Foto: Prefeitura de Itaboraí

A Pfizer e a BioNTech anunciaram nesta quinta-feira (26), a assinatura de uma carta de intenção com a farmacêutica brasileira Eurofarma para a produção local da vacina contra a Covid-19, para atender exclusivamente a América Latina. 

A produção anual deverá exceder 100 milhões de doses e será exclusiva para atender a América Latina. Até o momento, a Pfizer e a BioNTech enviaram mais de 1,3 bilhão de doses da vacina contra Covid-19 para mais de 120 países e territórios em todo o mundo.

Segundo o acordo, a Eurofarma receberá o produto de instalações nos Estados Unidos e a fabricação das doses acabadas terá início em 2022. Em plena capacidade operacional, a produção anual deverá exceder 100 milhões de doses. Todas as doses serão distribuídas exclusivamente na América Latina.

As empresas tem o objetivo de fornecer 2 bilhões de doses para países de baixa e média renda em 2021 e 2022 - 1 bilhão a cada ano. Isso inclui acordos de fornecimento direto com governos de países individuais; um acordo para fornecer 500 milhões de doses ao Governo dos Estados Unidos a um preço sem fins lucrativos, que o governo, por sua vez, doará à União Africana e aos países do Compromisso de Mercado Avançado (AMC) da COVAX 92; e um contrato de fornecimento direto com a COVAX para 40 milhões de doses em 2021.

“Todos – independentemente da condição financeira, etnia, religião ou geografia, merecem acesso às vacinas contra a Covid-19 que salvam vidas. Nossa nova colaboração com a Eurofarma expande nossa rede global de cadeia de suprimentos – nos ajudando a continuar fornecendo acesso justo e equitativo à nossa vacina. Continuaremos a explorar e buscar oportunidades como esta para ajudar a garantir que as vacinas estejam disponíveis para todos os que precisam”.

Albert Bourla, presidente e CEO da Pfizer.

< Postos de combustíveis são autuados por irregularidades no Rio Mutirão do Detran oferece 6 mil vagas de atendimento neste sábado <